quarta-feira, 5 de maio de 2010

Feira de Troca Solidária



É uma proposta de mercado diferente do usual, baseada nos princípios de autogestão, solidariedade e democracia. As pessoas se reúnem para trocar produtos, serviços e saberes, utilizando ou não (trocas diretas) uma moeda social, que é um instrumento utilizado para facilitar as trocas mas que só tem validade nas feiras.

A feira é uma busca coletiva pela sobrevivência, construindo cidadania, questionando o sistema que nos oprime, criando relações não capitalistas, semeando um novo modelo de sociedade. Analisando o ser de consumo que somos e questionando se precisamos de tudo o que está nas nossas gavetas, armários e caixas.

As feiras proporcionam um ambiente de cooperação entre os chamados “prossumidores” (pessoas ao mesmo tempo produtoras e consumidores).

Não existe um padrão pré-estabelecido, cada grupo constrói seu jeito de agir, pensar e corrigir conforme vai caminhando. É importante a participação de todos pois as decisões são sempre coletivas. Podem ser realizadas de forma simples, com um número pequeno de pessoas, em escolas, centros, na sua rua por exemplo, ou com um grupo de um grande numero de pessoas, como acontece na periferia de Fortaleza, onde moradores do Conjunto Palmeiras desenvolveram o Banco Palmas e a moeda utilizada nos clubes de trocas, o Palmares, mas sempre ressaltando a importância da inclusão social e acreditando que esse é o caminho para construir uma outra sociedade.

Além de praticar cidadania, a feira de troca promove a preservação ambiental, pois quando trocamos produtos evitamos que um novo seja produzido.

Uma ótima oportunidade de vivência de feira de troca solidária aconteceu durante a disciplina de Política e Gestão Ambiental. Orientados pelos educadores Thomaz Enlazador e Cecília Costa, os alunos que trouxeram das suas casas produtos e serviços, puderam realizar trocas entre si, praticando os conceitos de economia solidária.

Em Recife, o Ecocentro Bicho do Mato pratica economia solidária através do mercado de trocas realizando mensalmente a feira.

Vamos Trocar?

Informações Ecocentro Bicho do Mato:
www.ecocentrobichodomato.org


Postado por: Suelen Cardoso, Cintia Glasner e Bruno Bastos

Um comentário:

Marianna Maldi disse...

muito legal essa troca!!