segunda-feira, 10 de maio de 2010

Escola Ambiental Águas do Capibaribe (EAAC)






Na ultima sexta-feira (07/05/2010) tive a chance de acompanhar o Projeto Escola Ambiental Águas do Capibaribe, projeto ligado à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife. Nesse projeto alunos da Rede Municipal do Recife, com idade média de 11 anos, vivenciam uma incursão pedagógica, em um catamarã (ou barco-escola como é mais chamado), pelas águas do rio Capibaribe, com temas relacionados à história e geografia da Cidade, condições de vida da população ribeirinha, ecossistema e preservação da natureza.

Os alunos são recebidos no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, pela equipe do projeto, que inclui biólogos e geólogos, que ainda em terra passam para os alunos noções básicas de segurança durante a navegação, para então embarcarem, vestirem seus coletes salva-vidas e o barco poder começar o percurso.

O caminho seguido é o contorno da Ilha do Recife Antigo. Durante a aula, os professores revezam a condução dos assuntos, sempre lembrando que todos ali são resposáveis pelo equilíbrio e preservação do meio ambiente. Os alunos são contemplados com as lindas pontes do Recife e a vida nos manguezais que ainda resistem ao avanço das alterações das paisagens naturais da cidade, mas também são alertados com a presença de tanto lixo no caminho e o nítido estado de poluição que o rio Capibaribe se encontra. Nos intervalos das explicações os alunos ainda escutam músicas que falam da cidade do Recife e da importância de preservar o ambiente onde vivem.

Uma hora e meia depois, na volta para o marco zero, os alunos são chamados para dizer o que mais chamou a atenção deles no percurso. Os depoimentos variam, mas a imagem negativa mais citada é uma só: a quantidade de lixo no rio.

Uma ótima proposta de educação ambiental, porque através dessa vivência os alunos podem refletir sobre os impactos ambientais sofridos pela cidade e principalmente o papel que elem representam na mudança por um futuro melhor.

O Barco Escola Ambiental Águas do Capibaribe circula todos os dias, pela manhã e à tarde, com turmas de 50 estudantes, previamente agendadas pelas escolas da Rede Municipal.

Postado por: Suelen Cardoso

Um comentário:

Alyson disse...

Já participei do Barco-escola no ano passado. É muito legal e gratuito. As turmas de estudantes também podem ser menores, fui com a minha de geografia e acho que tinham uns 15 alunos, no máximo.