quarta-feira, 26 de maio de 2010

É preciso adotar um novo modelo econômico?

Chegando a beira de um colapso, esta já não deveria mais ser uma questão discutível. A adoção de um novo modelo econômico mundial é primordial como tentativa de reverter o quadro caótico iminente. Essa é uma mudança inicial emergencial na busca pelo desenvolvimento sustentável. Importante é levar em conta que a economia mundial é um fator fundamental a ser considerado nas questões relativas ao desenvolvimento sustentável, pois ele só será alcançado se o meio ambiente, a sociedade e a economia se relacionarem e evoluírem de forma harmoniosa.
O atual sistema econômico é uma ameaça à capacidade da terra de sustentar a vida. A natureza está entrando em colapso porque não está havendo mais tempo para que ela possa se renovar, se regenerar, renascer nos seus ciclos naturais. E a economia é totalmente dependente da natureza, está inserida na natureza. A economia, assim como a sociedade precisa da natureza para existir e para se manter, por isso é preciso abandonar a visão da natureza como uma externalidade.
Diferente desse modelo dominante das grandes corporações que controlam todas as coisas e passam por cima de tudo e de todos se tornando mais importantes que as pessoas, em sua incessante busca por lucros cada vez maiores e exteriorização dos custos. É necessário adotar uma economia em nível mundial mais eficiente e equitativa, uma economia com base ecológica. E tornar isso verdadeiramente rentável, sem a necessidade do consumismo exagerado e alienado que observamos cada vez mais e eliminando os desperdícios.
Temos que internalizar a idéia de preservação da natureza. Conservar para prolongar a existência. E nesse processo é importante também o desenvolvimento de tecnologias mais econômicas do ponto de vista energético e do uso de recursos. Tecnologias que visem a melhoria das condições de vida da população e a resolução dos problemas sócio-ambientais e não o fortalecimento e a centralização do poder, aumentando a dominação da elite. Uma tecnologia com aproveitamento máximo dos materiais e visando sempre uma maior eficiência nos processos.
É urgente a criação de um modelo econômico baseado na adoção de políticas sociais e ambientais saudáveis, com a integração dos problemas sócio-ambientais ao processo de tomada de decisões. As políticas sociais e sobre o meio ambiente e as políticas sobre economia e desenvolvimento devem estar sempre relacionadas, serem compatíveis e se apoiarem. Essa mudança teria um impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade, possibilitando o desenvolvimento sustentável e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida para todos, agora e no futuro.


Um vídeo muito interessante que trata de muitos destes assuntos é “The Story of Stuff” ou “A História das Coisas” com Annie Leonard. Em pouco mais de 20 minutos este vídeo aborda de forma bem atraente e didática e até engraçada, mas mesmo assim séria, como funciona todo esse processo destrutivo do sistema econômico em que estamos inseridos. Um sistema em crise que só visa lucros! É de fato um vídeo muito Bom e bastante instigante, onde uma americana critica principalmente o modelo de vida americano, que nós tanto visamos alcançar.




Postado por:Leandro Santos, Sueny, Luan, Dione e Natália

Nenhum comentário: