sexta-feira, 21 de maio de 2010

DRAGONFLY


Então, continuando com minhas postagens à respeito de monstros tecnológicos aliados à "sustentabilidade", eu esbarrei com essa coisinha aí pela net, um projeto para uma fazenda vertical em Nova York. A idéia foi tirada da futura necessidade de otimizar a produção agrícola eliminando a necessidade do transporte das zonas rurais até a cidade, devido à estimativa prevista de superpopulação urbana de 5,5 bilhões de pessoas em 2025.
A Vincent Callebaut, empresa responsável pelo projeto, http://vincent.callebaut.org/page1-img-dragonfly.html, alega q a estrutura será 100% sustentável, utilizando-se de energia solar e reciclando seus resíduos. Nada se comenta a respeito do impacto causado para a instalação de um projeto tão monstruoso. Por mais antropizado q possa estar o East River, onde se localiza a ilha Roosevelt, provável local de instalação da obra, não se pode negar q uma construção com 600m de altura e 350m², onde instalar-se-á não apenas culturas e criações de animais como tb moradias, trabalho e sistema de irrigação, vá causar um impacto significativo na fauna e flora q por ventura ainda possam existir no rio.
E no site da empresa tem outras obras tão grandes qt essa, eu me pergunto o quão sustentáveis são obras dessa magnitude...

by Bruno Bastos

Nenhum comentário: