segunda-feira, 14 de junho de 2010

Carne Legal?!


O Ministério Público Federal lançou na última data 01/06 uma campanha pelo consumo consciente de produtos bovinos. O objetivo da campanha que será veiculada em rádio, tv e Internet para todo o país, é mostrar a ilegalidade por trás da carne que os brasileiros consomem, emprego de trabalho escravo, lavagem de dinheiro e desmatamento ilegal da Amazônia, e fazer com que os consumidores cobrem informações a respeito da origem da carne que compram no supermercado.

A campanha Carne Legal nasceu de uma parceria do MPF com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e com a agência Repórter Brasil.

A campanha para o público começa exatamente um ano depois do início do trabalho contra a ilegalidade na cadeia pecuária, quando o MPF cobrou que frigoríficos de vários estados deixassem de comercializar carne oriunda de propriedades envolvidas com desmatamento ilegal. Segundo o MPF, a campanha foi criada para que os trabalhos não se restringissem a ações jurídicas, mas também chegassem ao consumidor, como forma de conscientizá-los.

Qual a origem da carne que eu consumo? Desmata a Amazônia? Foi produzida com trabalho escravo? Foi temperada com lavagem de dinheiro?, pergunta o MPF em algumas das peças gráficas que começam a circular hoje. Tudo para despertar nos consumidores a reflexão sobre os problemas ambientais, trabalhistas e sociais associados à criação de gado.

Eu ainda acho pouco, pois os direitos dos animais ainda não são contemplados, esquecendo das condições precárias e cruéis em que são tratados, como objetos não-vivos, confinados, abusivamente criados a base de hormônios para serem abatidos o mais rápido possível.

Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=suWTbn9jbKY&feature=player_embedded

Enfim, mais uma vez é o homem pensando no homem e se esquecendo que não estão sozinhos e independentes aqui.

Para saber mais sobre a campanha: http://www.carnelegal.mpf.gov.br/

Postado Por: Suelen Cardoso

Nenhum comentário: