quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parque Nacional do Vale do Catimbau - Conflitos e Oportunidades


Entre os dias 14 a 16 de maio ocorreu uma excursão pela disciplina Unidades de Conservação onde os alunos obtiveram a oportunidade de conhecer O Parque Nacional do Vale do Catimbau com o intuito de observar e analisar as perspectivas existentes no PARNA – Parque Nacional.
O Parque Nacional do Vale do Catimbau foi implementando em 2002, pela Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE, com a proposta de assegurar a proteção de uma porção representativa da Caatinga e incrementar o número de Unidades de Conservação - UC na área de Caatinga do país.
O PARNA apresenta uma área de 60.787 hectares e abrange cerca de três municípios, Buíque, Ibimirim, e Tupanatinga, sendo 20,46% das terras localizadas no município de Buíque.
Possui raras belezas paisagísticas, contêm vários vestígios arqueológicos e abriga uma grande diversidade de fauna e flora regional.
Dentro das atividades previstas durante a excursão teve uma reunião com a Associação de Guias Turísticos do Vale – AGTUR, fundada em 2000, ou seja, o turismo já existia antes do Vale se torna um Parque por lei, trabalhavam com cerca de oito condutores que foram capacitados através de um curso realizado em parceria com o IBAMA e a Prefeitura Municipal de Buíque para serem condutores, além de outro realizado pelo SEBRAE chamado “Sua Excelência Turismo”. Hoje trabalham com cerca de dez condutores, funcionando em um sistema de revezamento.
A Associação desenvolveu dois trabalhos de iniciativa dos próprios associados: O primeiro é Nossa Vila, cujo objetivo é conscientizar a população local no que diz respeito à importância do meio ambiente e da coleta de lixo criando a sensibilidade ambiental e o hábito da limpeza e o segundo é o programa Educação no Vale objetivando apresentar aos estudantes do Distrito do Catimbau, o PARNA, mostrando a importância do lugar em que moram e trabalhando a conscientização da valorização desse local.
Os condutores só podem trabalhar em seis trilhas, que foram autorizadas pelo IBAMA, que são a trilha da: Pedra da Concha;Trilha das Torres; Trilha do Cânion; Igrejinha;Porto Seguro e;Mirante da Serra do Catimbau
E para que essas trilhas fossem realizadas de forma segura a AGTUR programou da seguinte forma, só é permitido o número de oito guias realizando as trilhas, é cobrado uma taxa de cinco reais por pessoa e o número Maximo de pessoas na trilha x o condutor só são dez, acima disso é necessário o acompanhamento de, mas um condutor.
As cidades de Buíque e Itapemirim foram escolhidas pela Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR desde 1997 como os municípios de Potencial Turístico. Porém essas cidades sofrem com a falta de infra-estrutura e interesse governamental em investimento nesse setor.
Dentro de todo esse trabalho e esforço realizado pela Associação dos Guias existe uma dificuldade que surge desde a implementação do PARNA, pois não existe fiscalização, há pessoas morando dentro do parque, exploração dos recursos naturais para ganho de dinheiro, ou seja, existe toda uma falta de organização e infra-estrutura para preservar e proteger o parque, além da educação ambiental falha e a dificuldade da participação e informação da população local.
A esperança de melhoria acendeu com a escolha do Parque Nacional do Vale do Catimbau na lista de pontos turísticos ofertados para a Copa de 2014. E a esperança continua.

Postado por:Sueny Silva, Dione Ventura, Natália Sousa, Leandro Santos e Luann Ribeiro

Nenhum comentário: