quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ecovilas, alternativa para o padrão insustentável das sociedades modernas




Seria possível viver mais integrado aos processos naturais da natureza?,
integrado a sustentabilidade do planeta? comer o que plantar, seguir um fluxo de tempo que não o humano atual que corre ao invés de viver, em busca de dinheiro e não de felicidade e depois gasta esse dinheiro para recuperar saúde e ai sim viver? Viver com tecnologia sim, e muita beleza, mas sem ferir a natureza?
As ecovilas surgem como uma resposta a todas essas perguntas!
Nos últimos 20 anos ao redor do mundo inteiro pessoas e grupos com idéias semelhantes, insastifeitos com a “felicidade” dos grandes centros urbanos resolveram não ficar de braços cruzados e partir em busca daquilo que acreditam: Uma vida simples, mas muito mais feliz, mais saudável e quem tem saúde física e mental consequentemente é mais feliz!

A maior parte das ecovilas possuem em seus projetos iniciais premissas básicas semelhantes, são estas:
- Produção local e orgânica de alimentos;
- Uso de energias renováveis;
- Bioconstrução;
- Diversidade cultural e espiritual;
- Governança circular;
- Economia solidária;
- Educação transdisciplinar;
- Saúde integral;
- Comunicação global e solução local.

Esses itens são as diretrizes das ecovilas que buscam uma integração com vida social, cultural e espiritual das pessoas que ali vivem.
Eles acreditam não apenas ser possivel viver de forma mais simples mas que essa e é talvez o único modelo alternativo ao padrão insustentável das sociedades modernas. E com maior numero de desastres naturais provando que o planeta não vai continuar sustendando a corrida desesperada por crescimento economico em detremento do meio ambiente natural os numeros só tendem a crescer!
O despecamento da qualidade ambiental nas grandes cidades nos ultimos 20 anos são diretamente proporcionais ao crescimento de ecovilas ao redor do mundo, e a tendencia é também continuar crescendo.
Aqui tem um site muito legal que que reúne algumas experiencias em ecovilas no brasil e no mundo:
http://www.ipemabrasil.org.br/ecovilas.htm
nele vc encontra os links para outros sites das ecovilas

Em 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, como modelos excelentes de vida sustentável. e isso contribui também para a tentativa de difundir e de aumentar o numero de ecovilas no mundo.

Em algumas palestras que assisti durante a semana do meio ambiente vi varias pessoas levantando argumentos sobre qual a real viabilidade se as condições de uma ecovila fossem extrapoladas para todas as pessoas do mundo... Seria essa uma atividade viavel?
Eu tenho uma opnião ainda sendo construida, continuo lendo muito sobre e deixarei a pergunta no ar pra quem sabe fazer vocês procurarem ler um pouco sobre o assunto também e criar sua própria opnião...
Mas com certeza mal as ecovilas não fazem, e muitas delas disponibilizam pequenos cursos de medidas que podem ser implementadas na sua propria casa!
mais que uma ecovila, o centro ecopedagogico bicho de mato é um deles:
http://bichodomato.noblogs.org/

Postado por: Cìntia Glasner

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida, uma ótima alternativa de vida. Adoraria visitar uma ecovila.