quinta-feira, 1 de julho de 2010

Epicentro Marizá




O epicentro Marizá fica localizado no Sertão da Bahia no município de Tucano, mais especificamente em Marizá. É um centro de cultura e agroecologia comandado por Marsha Hanzi desde 1992. Lá ela oferece cursos de permacultura e agroecologia e recebe grupos de pessoas de vários países, com vários objetivos de estudo, além de receber estagiários para vivenciar a prática agroecologica. Outros grupos são bem variados, uns vão com o intuito de estudar aves, já que lá é um local onde se pode ver vários aves, outros para meditação, yoga e etc.
Pois bem, a nossa turma da disciplina de PGA também foi visitar o lugar. Passamos uma semana lá vivenciando as historias do lugar e aprendendo sobre permacultura e agroecologia. É incrível que quando vc trabalha integrado, respeitando o ecossistema e a terra, tudo brota! Por que o solo da região é pobre, sendo areia de praia mesmo e o mais legal é que Marsha esta conseguindo transformá-lo num solo mais fértil, onde a gente viu que certos locais já esta brotando frutas, flores e q a terra já ta bastante mudada. Isso se deve ao fato de que ela integra tudo, usando estercos de animais, fazendo adubo com leucena na compostagem, usando técnicas de quebra vento com palma e de sombreamento com aveloz e não capinando as gramíneas do solo, pois elas ajudam na proteção da terra.
Aprendemos também que a agroecologia não é só saber lidar com a terra, pois ela nos ajuda também numa mudança profunda de paradigmas, pois o homem deixa de ser aquele dominador da paisagem, que só quer usufruir da terra e não dar nada em troca, para ser um homem participante na teia da vida complexa e que ocupa um espaço.
Uma coisa Tb interessante é que lá a agroecologia é meio intuitiva, vc não fica preso apenas nos artigos e em teorias descobertas por grandes pesquisadores, vc leva muito em conta sua intuição, o seu sentimento... Fazendo perguntas pra si mesmo, e lógico não deixando de lado os estudos científicos, mas o mais considerável é a sua intuição!
A energia do local faz com que vc se torne mais sensível e sua intuição sempre dá certo. Uma técnica muito legal sobre isso é a kinesiologia (ou quinesiologia) é uma ferramenta de acessar informações intuitivas com o uso do pêndulo ou dos dedos para fazer o planejamento do sistema agroecológico.
Então, o que percebi é que la nós nos tornamos mais sensíveis, talvez seja pela energia do lugar e também da própria Marsha. O trabalho em grupo também permite isso, fazendo com q haja uma sinergia muito forte, alem de vc aprender mais com o próximo, aprender q vc ainda pode confiar nas pessoas e q o mundo não é um caldeirão fervente de competição, mas sim, que o mundo pode se transformar mais harmonioso se trabalharmos juntos!

postado por: Dione Ventura, Sueny Silva, Natália Sousa, Luann Ribeiro e Leandro Santos.

Nenhum comentário: