sexta-feira, 26 de junho de 2009

Organização amiga da comunidade e da natureza




Criada em 1949 na França após a Segunda Guerra Mundial pelo padre Abbé Pierre com objetivo de ajudar desabrigados que morriam de frio.
Implantada em Recife, mais especificamente no bairro de Beberibe, pelo arcebispo de Recife e Olinda Dom Hélder Câmara e pelo ítalo-brasileiro Luigi Tenderini.
A associação Trapeiros de Emaús vem desempenhando um excelente trabalho social e ecológico dentro da comunidade.
Nos cursos oferecidos gratuitamente pela organização, é passado para os alunos em palestras, vídeos e etc o despertar para os cuidados com o meio ambiente a preservação dos recursos naturais e as conseqüências dos nossos atos para o planeta.
A associação possui ainda um sistema de reaproveitamento de móveis, eletroeletrônicos, tais como: televisores, computadores, geladeiras e ar – condicionados todos esses doações que a instituição recebe em pontos de coleta o que impede que esses equipamentos sejam jogados no lixo comum, corroborando com poluição do meio ambiente. Os mesmo são reformados por alunos que outrora estudaram nessa associação que também é uma escola de formação profissional, e vendidos a um preço acessível para a comunidade.
Possui também prensa para prensar papéis, garrafas pets e containers para depositar vidros e metais esses são preparados e encaminhados para órgãos os quais a escola mantém parceria; como FROMPET, Aliança Interagem, Ecolit e Aspam.
Quanto aos cursos oferecidos podemos citar o curso de mecânica em refrigeração onde os alunos são orientados a realizarem o procedimento correto para o recolhimento dos gases que contém CFCs para que sejam reciclados.
Instituições como essas que desempenham tanto um papel social como ecológico deveriam ser mais valorizadas pelo governo para que elas possam continuar desenvolvendo seu papel socioambiental.

Postado Raquel Santos e Jorge Luíz

Nenhum comentário: