quarta-feira, 3 de junho de 2009

Afinal, quem é a praga?

Uma aula de Biologia animal me deixou pensativa....

Falávamos sobre mamíferos, daí o professor nos falou sobre morcegos e nos mostrou um slide muito interessante. Em algum lugar na cidade de Austin, Texas EUA, existe uma ponte de concreto, e embaixo dela habitam cerca de 1,5 milhão de morcegos. O bando é tão numeroso, que ao saírem a noite, formam uma imensa"nuvem" negra, que atrai dezenas de expectadores interessados em observar o espetáculo dos animais. Daí alguém admirado com a quantidade de morcegos falou:

- Nossa! É uma praga!

E o professor respondeu:

-Mas pra você, o que seria uma praga?

...e dentre muitas respostas, houve uma na qual ele julgou como certa.

-Uma praga, é a proliferação de qualquer espécie sem que haja controle (predador), geralmente espécies não naturais (exóticas), que foram trazidas por alguém, e acabam prejudicando outras espécies, causando doenças, interferindo na vida do homem de alguma forma etc. O animal só vira praga, se for transportado, numa tentativa de resolver algum problema ou não.

Foi mais ou menos isso que ouvi. E depois de alguns comentários paralelos, o professor completou:

-Nesse caso eles não estão a atrapalhar a vida dos moradores da cidade, os morcegos estavam ali, daí alguém chegou e construiu uma cidade onde eles viviam!
Não falei nada na hora, em nada contribuí na aula, nenhum comentário, nenhuma pergunta. Nada! Mas ao sair, fiquei a pensar bastante.
Nossa, quem são as pragas afinal?
Quem está a interferir na vida de quem?
Quem está a causar doenças em quem?
Quem invade o ambiente de quem?
O homem, na tentativa de "viver melhor", constrói cidades num lugar que antes habitavam animais.
É o homem que na tentativa de resolver um problema, talvez até por ele mesmo provocado, retira espécies de seu ambiente para servir de alimento de controle, ou até de enfeite ou estimação.
O homem consciente e inconscientemente "leva e traz" espécies o tempo todo, retirando-as de seus habitats naturais, causando desequilíbrios, doenças infestações. "Pragas"! Como costumamos dizer.
E no vão pensamento de seres superiores, cremos na idéia de que podemos consertar as coisas, remendar os buracos que nós mesmos causamos, e muitas vezes acabamos por destruí-los ainda mais!
A idéia da superioridade humana, de acreditar que somos os "senhores" da natureza, imperadores, maiorais....
...Essa idéia é que devemos considerar um doença, uma "neo" praga!
Salvemos primeiro a nós mesmos, e tudo se reestabelecerá!
Sílvia Mariana Barbosa, graduanda do curso de Ciências Ambientais. PGA

Nenhum comentário: