segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Educação Ambiental em escolas públicas e privadas

Os alunos da UFPE, Jéssica Lemos, Camila Lôbo, Mario Guimarães e Aurinete Negromonte, visitaram escolas públicas e privadas, a fim de identificar atividades alternativas, avaliar o nível de desenvolvimento cultural e educacional e divulgar pedagogias alternativas exercidas nessas escolas. As escolas visitadas foram Lubienska recanto, Ecoprime, Escola Waldorf do Recife e Escola Cândido Duarte.

LUBIENSKA-RECANTO

O Lubienska recanto apresentou programa de educação ambiental entre alunos e voltada para a comunidade, descarte de materiais recicláveis ou não, projetos já implementados ao ensino, tais como: Projeto Meu Dia Verde, Projeto Bons Frutos, Projeto “Minhoca”, Projeto Produtos Orgânicos. Além de ter Sustentabilidade como tema do ano letivo aplicado em Feira de Conhecimentos (Feira de Ciências), Jogos Internos.


ECCOPRIME

Os diferenciais da Ecoprime, além programa educação ambiental, foram: bilinguismo, horário integral, aulas diferenciadas, acessibilidade, acompanhamento nutricional, turmas reduzidas, tecnologia e cristianismo.


ESCOLA CÂNDIDO DUARTE

A única representante das escolas públicas foi a Escola Cândido Duarte, ainda existem muitos projetos a ser implementados nessa instituição, mas já estão sendo praticados coleta de óleo, oficinas de reciclagem e a horta suspensa, nenhum desses projetos são voltados para a comunidade.


ESCOLA WALDORF DO RECIFE

Apontada pela UNESCO, em 1994, como modelo de educação para o nosso tempo, aplicável em qualquer parte do mundo, Escola Waldorf do Recife aplica uma metodologia diferenciada, na qual os alunos desenvolvem, primeiramente, a coordenação motora e o estimulo a criatividade antes de ser alfabetizados. “Nosso maior empenho deve ser desenvolver seres humanos livres que sejam capazes, por si mesmos, de dar sentido e direção para suas vidas” (Rudolf Steiner, criador da metodologia)


CONCLUSÕES

A escola pública, por não possuir muitos recursos, se destacou menos que as privadas que, tiveram projetos mais consistentes e eficientes para os alunos. A Eccoprime se destacou por já ter promovido eventos para comunidade, embora de caráter recreativo. Mas todas as escolas apresentaram um destino adequado as pilhas/baterias, recolhimento de óleo e resíduos sólidos. Percebeu-se um empenho das escolas observadas em relação ao meio-ambiente, o que é essencial para uma educação ambiental, humana e acadêmica de qualidade .


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