quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ALÉM DO DISCURSO: UMA EMPRESA QUE PRATICA ÉTICA E SUSTENTABILIDADE ?

Camila Batista, Heloína Paiva, Ikaro Mendes, Jaciene Suares e Maria Clara Alvino

A palavra sustentabilidade está cada vez mais presente no vocabulário das pessoas, entretanto esta é uma palavra de difícil descrição. Existem atualmente oitenta e cinco definições para o termo desenvolvimento sustentável. Uma delas é a utilização dos recursos e serviços ambientais no presente, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.
Uma empresa com princípios éticos e sustentáveis, insere no cotidiano da sua gestão a preocupação com a segurança, respeito e satisfação do funcionário e de sua família, mantém um bom relacionamento com as comunidade do entorno de suas instalações, dá um destino adequado a seus efluentes e lixos, utiliza materiais que estejam de acordo com a legislação.
Nesse contexto, abordamos alguns aspectos de uma mineradora de alumínio que diz se comprometer com a ética e a sustentabilidade, avaliando-a criteriosamente. Foram realizadas pesquisas nos sites da empresa. Reportagens relacionadas a esta mineradora de alumínio foram importantes para julgarmos as práticas sustentáveis através do conteúdo exposto nos noticiários. Entrevistas foram realizadas com o responsável pelo setor ambiental através da aplicação de um questionário (respondido abaixo).

1. Vocês possuem algum tipo de selo sustentável?

"Não possuímos selo. Sustentabilidade é estratégia global da nossa empresa."

2. Como é estruturado o setor de meio ambiente desta empresa mineradora de alumínio?

"O Setor de Meio Ambiente faz parte do Departamento de SSMA - Sáude , Segurança e Meio Ambiente. Atuam diretamente no setor, o Gerente de SSMA, um coordenador e 06 Técnicos de SSMA".

3. Como seria este programa Dez Milhões de Árvores vocês desenvolvem?

"Este programa foi instituído em 1998. A meta é plantar 10 milhões de árvores até o ano 2020. Na Unidade de Itapissuma-PE nossa meta é plantar 80.000, já plantamos 37.000 . As mudas são plantadas na propriedade da empresa, na comunidade , doadas aos funcionários."

4. Sabemos que o foco da empresa é produção de alumínio. Através da produção do mesmo, vocês reaproveitam algum material? Se sim, onde o mesmo é aplicado?

"Somos Indicadores da reciclagem de alumínio no Brasil. Geramos emprego e renda para milhares de trabalhadores. Estimativas feitas pela Associação Brasileira de Alumínio-ABAL apontam a existência de aproximadamente 170 mil pessoas ligadas ao processo de reciclagem do alumínio, gerando 3,3 mil empregos diretos;

São 2,1 mil empresas atuando na cadeia de reciclagem, entre cooperativas, revendas, transportadoras, processadores, entre outras. Além da geração de empregos, recolhem impostos e movimentam a economia;

Somente a etapa de coleta de latas de alumínio (a compra das latas usadas) injeta anualmente cerca de R$ 530 milhões na economia nacional, o equivalente à geração de emprego e renda para 180 mil pessoas. O faturamento estimado da cadeia de reciclagem de alumínio é de cerca de R$ 1,8 bilhão por ano. Há redução no custo de capital empregado. Os investimentos na cadeia de produção de alumínio primário, incluindo a mineração, refino e redução são muito maiores que os necessários para a reciclagem. Produção de 900 mil toneladas de alumínio reciclado/ano globalmente. Reduzimos o volume de lixo destinado a aterros e lixões, da poluição e desperdício. Economizamos, também, recursos naturais e energia. Reciclamos embalagens longa vida"

5. O que levou à desativação da estação de tratamento de efluentes? Isto está relacionado com a substituição do cromo pelo titânio?

"Substituímos o cromo pelo titânio, no processo de pintura de chapas de alumínio, acabando com o manuseio e derrame de produtos químicos. O cromo é empregado principalmente em metalurgia para aumentar a resistência à corrosão e dar um acabamento brilhante. Trata-se de um elemento essencial para o ser humano, porém em altas concentrações é toxico. Os compostos de cromo são tóxicos quando ingeridos, sendo a dose letal de alguns gramas. Em menores doses, irritam olhos, pele e mucosas. O titânio não é essencialmente perigoso à saúde humana, mas tem características de se acumular nos tecidos biológicos. eliminação de mais de 2,3 mil quilos de cromo por ano. Ocorreu a desativação da estação de tratamento de efluentes específica, já que era específica para o cromo e o mesmo foi trocado. Monitoramos as emissões e os funcionários. Temos uma estação de tratamento físico-química e biológica, para tratamento de efluentes de processos e esgoto sanitário."

6. Como se dá o desenvolvimento do projeto Sistema Ar Puro?

ANTES DO PROJETO

DEPOIS DO PROJETO

Comprava 110 mil litros de óleo/mês

Compra ~ 33 mil litros/mês

Recuperava 35 mil litros de óleo/mês

Recupera 71 mil litros/mês

Diminuição da emissão de COVs em mais de 90%

"Sua instalação foi em 2002. O sistema de purificação de ar garante que elimina no máximo 50 mg/m³ de hidrocarbonetos na atmosfera- um terço do limite estabelecido pela própria empresa. O ideal é a eliminação total dos resíduos até 2050."

O desenvolvimento do projeto sobre as práticas sustentáveis da empresa em questão, nos permitiu pensar que existem empresas que se mobilizam a favor do meio ambiente, transparecendo ética e sustentabilidade. Baseando-se nas pesquisas realizadas por nós, a empresa se diferencia significantemente da maioria.Pois, reciclagem e reutilização de materiais, diminuição ou substituição de produtos danosos ao meio ambiente, são passos de alta relevância, principalmente na atualidade, onde já é alto e continua crescendo o consumo em todo o mundo. Não foi possível realizar estudo em campo, ou seja, visitar a empresa e acompanhar a rotina de atividades da mesma para termos certeza do que nos foi passado, porém certificados e prêmios altamente reconhecidos, já foram por várias vezes entregues a mesma. Fica então nossa expectativa, para que outras empresas sigam um modelo sustentável na realização de suas atividades.


Nenhum comentário: