Ao tomar a decisão de implantar o Metrô do Recife, o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou, em Setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária S/A e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. Este consórcio deu início a construção do Metrô, em Janeiro de 1983. atualmente, com 28 estações e 39,5 Km de extensão, o sistema metroviário transporta aproximadamente 205 mil usuários/dia, dispõe de integração física e tarifária com 62 linhas de ônibua através de 7 terminais fechado do Sistema Estrutural Integrado (SEI), permitindo aos usuários o acesso a toda RMR mediante o pagamento de uma única passagem, além de dispor de integração somente tarifária com outras 30 linhas de ônibus (DADOS DO SITE DO METROREC).
Não há como negar que o metro ainda é um dos transportes mais seguros e ambientalmente falando, menos agressivo. Movido por eletricidade, não produz resíduos, o tempo de vida útil dos vagões é alto e transporta muitas pessoas ao mesmo tempo.
Porém, como usuária do Metrorec, percebi que aqui existem alguns pontos negativos neste meio de transporte. Muitas áreas que o trem passa são de mata, imaginem então o transtorno causado ao deslocamento dos animais nestas áreas. Afinal, a linha férrea corta a mata ao meio e não deixa nenhuma opção para os animais passarem de um lado para o outro. Até nas áreas urbanas mesmo, olhando pelas janelas vejo muitos animais domésticos. Resolvi então perguntar a alguns funcionários se estas minhas observações realmente condiziam com a realidade, resultado: SIM!!!
São muitos animais encontrados mutilados e mortos nos trilhos. Dentre os mais encontrados estão os animais domésticos como cachorros, gatos e até bovinos. Mas o número de animais silvestres também é alto. São cobras, jacarés, lagartos, sapos, preguiças, raposas, corujas e muitos outros! Realmente é lamentável. será que não existe uma solução para amenizar tudo isso? Ou a CBTU está fazendo vista grossa? Onde estão os órgãos competentes para fiscalizar isso?
O trecho mais crítico é o que fica entre as estações Rodoviária e Camaragibe, pois corta uma parte de uma reserva de Mata Atlântica, que inclusive fica bem próxima a UFPE. acrdito que algumas medidas podem ser tomadas para criar alternativas para a locomoção dos animais, acho que túneis são uma boa opção. Os órgãos "competentes", que deveriam estar fiscalizando isso, poderiam providenciar para que as soluções para este problema fossem postas em prática.
Então é isso, fica a denúncia, para vocês pensarem mais neste assunto!
Autora: Catarina Cajueiro
Um comentário:
Realmente é lamentável. Acredito q a construção de túneis como solução é a mais viável, porém só serveriam para animais terrestres ou desesperados a ponto de descerem das árvores (preguiça). É uma questão a se pensar..
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