terça-feira, 7 de junho de 2011

Moda Sustentável




O estilo de vida verde já tem mercado para consumidor de produtos alimentícios e de beleza orgânicos, só faltava vestir, literalmente, a causa. Num primeiro momento, esse tipo de produto tinha um certo caráter artesanal, com ex-hippies oferecendo sandálias de pneus reciclados. Agora dá para encontrar todo tipo de vestuário e acessórios feitos dentro desses conceitos.

A jornalista inglesa Sally Lohan, do prestigiado site de moda internacional WGSN, comentou que "a tomada de consciência deixou de ser coisa de hippie, e as roupas não têm mais um caráter artesanal, incorporaram design e tecnologia".

As roupas ecológicas são aquelas feitas de materiais reciclados, tecidos orgânicos, couros alternativos e novas fibras naturais. No Brasil, pequenas marcas são as pioneiras no uso desses materiais, como a carioca Amazon Life, que vende bolsas e sapatos feitos de couro vegetal, criado com o látex extraído de seringueiras por cooperativas no Acre. Outro exemplo é a marca Goóc, que usa a borracha reciclada de pneus no solado dos seus calçados.

Aqui no Brasil, vários sites oferecem produtos com a pegada ecológica. O Moda Verde é uma comunidade para o desenvolvimento da moda sustentável, onde pessoas de diferentes lugares do país se conectam para discutir ideias sobre a moda sustentável.

O site também mostra eventos de moda sustentável, como o Paraty Eco Fashion 2011, onde estilistas, designers e estudantes de Moda irão se reunir para mostrar a Eco Moda no Brasil, tendo também o objetivo da geração de renda e a economia solidária.

Já o SambaClub vende camisetas feitas de malhas a partir de garrafas PET: mistura de fibras de algodão com fibras da garrafa.


O site Vida Simples dá dicas de como ter um guarda-roupa ecológico e o que fazer na hora das compras.

É isso, gente! Ser sustentável é só um esforcinho pra salvar o nosso planeta.



Acesse também:
http://planetasustentavel.abril.com.br/home/
Linkhttp://www.camisetamalhapet.com.br/
http://www.gooc.com.br/homepage.aspx


Natália Silva.

Nenhum comentário: